Periféricos de Entrada são os dados que são transferidos do periférico para o processador. Vou mostrar-vos alguns exemplos de periféricos de entrada:
Scanner
Um scanner é um periférico de aquisição que permite digitalizar documentos, ou seja, transformar um documento em papel numa imagem numérica.
Distinguem-se geralmente três categorias de scanners:
• Os scanners ao comprido que permitem digitalizar um documento colocando-o ao comprido contra um vidro.
• Os scanners à mão que possuem uma dimensão reduzida. Estes scanners devem ser deslocados manualmente (ou semi manualmente) sobre o documento, por bandas sucessivas, a fim de o digitalizar na totalidade.
• Os scanners por desfile que fazem desfilar o documento à frente de uma fenda luminosa fixa para o digitalizar, como os faxes. Este tipo de scanner está integrado cada vez mais em aparelhos como impressoras multifunções.
Teclado
O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas, embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e do seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).
Joystick
Joystick é um periférico de computador e também um dispositivo geral de controle que consiste em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado frequentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo o estado pode também ser lido pelo computador.
O termo joystick transformou-se em um sinônimo para controladores do jogo que podem ser conectados ao computador desde que o computador defina a entrada como uma "porta de jogos".
Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks mais diminutos recentemente foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores tais como telefones móveis.
Webcam
Webcam ou câmara web é uma câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens e as transfere para um computador. Pode ser usada para videoconferência, monitoramento de ambientes, produção de vídeo e imagens para edição, entre outras aplicações. Actualmente existem webcams de baixa ou de alta resolução e com ou sem microfones incorporados. Algumas webcams vêm com leds, que iluminam o ambiente quando há pouca ou nenhuma luz externa.
Rato
O rato é um periférico de entrada que, históricamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato tem como função movimentar o cursor pelo ecrã, monitor ou tela do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e em softwares específicos que permitam a personalização do cursor do rato.
Mesa digitalizadora
Caneta óptica
Uma caneta óptica é um dispositivo de entrada de computador no formato de um bastão sensível à luz usado em conjunto com um monitor CRT. Ele permite ao utilizador apontar objectos na tela ou desenhar sobre a mesma, de modo semelhante a uma tela sensível ao toque mas com grande precisão posicional. Uma caneta óptica pode funcionar com qualquer monitor CRT, mas não com telas LCD, projectores ou outros dispositivos de imagem.
Ecrã táctil
Ecrã táctil é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como um filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.
A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.
Leitor de código de barras
O leitor de código de barras é um equipamento óptico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Um feixe de laser faz a varredura da superfícíe e converte as informações para uma codificação binária descodificando a informação contida no código de barras.